domingo, 25 de março de 2012

Quem substituiu o traidor Judas? Apóstolo Matias

Segundo a Bíblia, Matias foi o discípulo escolhido para substituir Judas Iscariotes como apóstolo de Jesus Cristo.

O Apóstolo Matias era natural de Belém e um dos descendentes da tribo de Judá. Desde a sua infância em Jerusalém, dedicou-se à meditação da Lei de Deus através do estudo dos livros sagrados e, sob a orientação de São Simeão, o Receptor de Deus, foi instruído na vida e nas virtudes. Em tudo, procurava ser agradável a Deus, seguindo estritamente o caminho dos Divinos Mandamentos.

Conforme o relato da Bíblia, logo no capítulo inicial dos Atos dos Apóstolos, após a morte e ascensão de Jesus ao céu, o apóstolo Pedro, observou que o Rei Davi escrevera no Salmo 109:8 (segundo apresentado nas seguintes traduções):"Tome outro seu cargo de superintendência" - Tradução do Novo Mundo "Tome outro o seu bispado" - Novo Testamento, Salmos e Provérbios da Sociedade Bíblica do Brasil.

Pedro aplicou esta declaração das Escrituras Hebraicas à necessidade de substituir Judas que se havia tornado traidor. Assim, propôs aos aproximadamente cento e vinte discípulos reunidos que a vaga fosse preenchida. A congregação referiu os nomes de José Barsabás e Matias como hipóteses para a escolha. Depois de orarem em conjunto, lançaram sortes e Matias foi escolhido. Esta ocorrência, apenas poucos dias antes do derramamento do espírito santo, no dia de Pentecostes do ano 30 ou 33 EC, consoante as opiniões de alguns estudiosos, foi a última ocasião mencionada na Bíblia em que se recorreu a sortes para se saber a escolha de Deus num determinado assunto.

Citação retirada da Bíblia
É necesário, pois, que, dentre estes homens que nos acompanharam todo o tempo em que o Senhor Jesus viveu em nosso meio, a começar do batismo de João até o dia em que dentre nós foi arrebatado, um destes se torne conosco testemunha da sua ressurreição. Apresentaram então dois: José, chamado Barsabás e Matias. E fizeram esta oração: ‘Tu, Senhor, que conheces o coração de todos, mostra-nos qual destes dois escolheste para ocupar o lugar que Judas abandonou, no ministério do apostolado, para dirigir-se ao lugar que era o seu’ lançaram sortes sobre eles, e a sorte veio a cair em Matias, que foi então contado entre os doze apóstolos (At 1,21-26).

 Após a descida do Espírito Santo, os apóstolos fizeram a distribuição dos lugares aonde deviam levar o Evangelho. Ao apóstolo Matias coube a região da Judéia, onde percorreu cidades e povoados proclamando a boa-nova da presença do Salvador do mundo, na pessoa de Jesus Cristo. O livro do Atos dos Apóstolos relata que o apóstolo Matias pregou o Evangelho na Judéia e em Jerusalém, juntamente com os outros Apóstolos (At 6,2; 8,14). Sua pregação não se restringiu aos judeus, alcançando também os gentios. Diz ainda a Tradição que São Matias levou o Evangelho aos habitantes da Etiópia, e lá teve de suportar muitas e diversas formas de aflições.

Ainda que sejam poucos os relatos sobre a sua vida, sabe-se que ele sofreu o martírio em Colchis, apedrejado por ordem do sumo sacerdote Ananías, e recebeu a coroa de mártir, oferecendo sua vida por amor a Cristo, no ano 63.


Fontes: Ecclesia / Wikipédia

Não esqueça de curtir nossa página no Facebook AQUI

Veja também
Joana D'arc Revelada

Imagens que entraram para História Parte 1

Está procurando um trabalho Lucrativo? Saiba mais >> Aqui

5 comentários:

  1. Matias foi a escolhas dos homens, e nunca mais foi mensionado na Bíblia, o 12º foi Paulo, biblicamente relatado.Hoje em dia temos muitos "lideres" escolhidos pelos homens e poucos vocacionados por Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente na Bíblia, não temos o Ministério de Matias, e sim, ele foi escolha dos homens, estes homens, que foram outrora eleitos pelo próprio Jesus Cristo, para tomar a palavra e dissemina-la em seu lugar, e na citação mesmo que eu apresentei no texto, fica claro que Pedro junto aos demais apóstolos, pediram o auxílio de Deus, para escolher o melhor representante para assim completar os 12 apóstolos novamente, para continuar a sua obra.

      Excluir
  2. Na verdade, a citação completa de Atos 1:23 é "Propuseram dois: José, chamado Barsabás, que tinha por sobrenome Justo, e Matias."
    Se fosse realmente escolha dos homens, teriam escolhido José Barsabás, pois ele tinha "fama" e Matias era um "ninguém". E foram lançadas sortes, ou seja, foi sorteio e não votação. Então só se pode supor que foi, sim, escolha de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, de acordo Fabio, o que eu disse sobre ser uma escolha dos homens, foi para mostrar que apesar de homens, são dignos de serem apóstolos, que Jesus confiava neles para em sua falta fazer a vontade de Deus. Muito bem observado o fato de eles preferirem Matias que tinha menos "status" que Barsabás.

      Excluir
  3. VOCES ENCINA COMIDA E COMI FEZES , OS APOSTOLOS ERTA CONHECIDOS PELO AMOR O PROPRIO CRISTO DISSE QUE PARA ELES SER RECONHECIDO ELES TINHA QUE AMAR COMO CRISTO OS AMOU , AGORA UMA PERGUNTA ESSES LIDERES AMAM COMO CRISTO NOS AMA? ELES NOS AMA COMO ELES AMAM A SI PROPRIO?
    CADE OS MILAGRES? MARAVILHA? MORTOS RESSCITANDO? PARALITICOS SENDO CURADOS??? ...........
    OS DICIPULOS = IMITADORES DE CRISTO ERAM FAMOSOS PELOS MILAGRES , HOJE OS LIDERES E FAMOSO PELA ANIMACAO DA PREGAÇAO , FAM0SO POR BRIGAS NA TV.. eai cade os discipulos de cristos? cade os imitadores? ...
    se nao existe tem algo errado no meio catolico evangelico e todos.....

    ResponderExcluir