quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Da série resgatando a juventude: Flávio Venturini

Nos dias de hoje, em que a boa música tem sido esquecida, vale lembrar dos nossos grandes músicos, que talvez essa geração nem ao menos tenha ouvido falar. Por isso me sinto no dever de compartilhar com vocês grandes nomes da música brasileira, e nada melhor para começar essa coletânea com Flávio Venturini.



Flávio Venturini nasceu em Belo Horizonte, em 23 de julho de 1949. Descobriu a música aos 3 anos de idade. Aos 15 anos começou sua formação musical. Acordeon foi o seu primeiro instrumento. Logo depois ganhou de seu pai um piano, e assim começou seus estudos na Fundação de Educação Artística" de Belo Horizonte, onde estudou percepção musical e piano.


Já passou por bandas como O Terço, indicado por Milton Nascimento, participou também da banda 14 Bis, em que gravou 8 discos, além de inúmeras participações com grandes cantores como do disco e do espetáculo ‘Missa dos quilombos’, de Milton Nascimento e Fernando Brant, Pedro Tierra e Dom Pedro Casaldaligá. Durante sua participação no 14Bis começa sua carreira solo com o disco ‘Nascente’ em 1982, e ‘O Andarilho’em 1985. 
Venturini em 2003 funda a gravadora independente TRILHOS.ARTE, onde lança novos talentos como Aggeu Marques e Mauricio Oliveira. 


Flávio Venturini mescla influência de musica clássica, do rock progressivo, da música norte americana, da bossa nova, e da especial música mineira.

Música Planeta sonho

Música Todo azul do mar


Fica aqui o vídeo com um resumo de sua história

Texto pesquisado por: Thiago Gomes
Saiba mais do Flavio Venturini: AQUI
Não esqueça de curtir nossa página no Facebook AQUI

Um comentário: